Segunda etapa da vacinação contra a aftosa inicia nesta quarta no Pará

Segunda etapa da vacinação contra a aftosa inicia nesta quarta no Pará

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) inicia nesta quarta-feira (1) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado. Essa etapa abrange todo o território paraense, com exceção do arquipélago do Marajó e dos municípios de Faro e Terra Santa, na região oeste.
 

O rebanho do Pará é o quinto maior do Brasil, com mais de 20 milhões de cabeças. O Estado é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal como livre da febre aftosa com vacinação desde 2014. Agora, começa a dar os primeiros passos para se tornar área livre da doença sem vacinação até 2020.

Vacinação
 
O rebanho de 0 a 24 meses de idade deve ser vacinado. O produtor é o responsável pela vacinação e tem até o dia 15 de dezembro para fazer a comunicação da vacina nos escritórios da Agência, e mesmo o produtor que não possua animais nessa faixa etária deverá atualizar o cadastro na Adepará.
A meta é imunizar 9.084.876 milhões de cabeças, em 48.433 propriedades espalhadas por 127 municípios paraenses. O status de livre da aftosa sem vacinação vai permitir que o recurso, que antes era gasto com as etapas de vacinação, seja utilizado em fiscalização e controle, em uma proporção muito maior.

 

Fonte:G1


Deixe seu comentário:

Patrocinador